terça-feira, 16 de junho de 2009

Tempo (km)

E como nos deixamos absorver por nossas obrigações quotidianas, que demandam cada vez mais horas de nosso dia e mais sábados e mais domingos, comumente levamos imenso susto quando algum acaso nos atira à cara indícios da passagem do tempo. Às vezes os amigos mandam emails sugerindo links para comerciais de nossa infância no YouTube. Um dia o professor se dá conta de que seus alunos foram alfabetizados na época em que ele entrara na universidade. De repente, o filho que viste nascer põe-se de pé e vence alguns metros da sala sozinho e sem escoras.

Há quem dê à expressão metafórica "caminhos trilhados na vida" um sentido mais literal, e mede suas experiências em km rodados. Esses costumam se assustar com a passagem do tempo ao olharem o hodômetro do carro. E cada quilometragem redonda é como se fosse uma idade marcante. Eu ainda não cheguei a esse extremo, mas confesso que abro um sutil sorriso quando vejo exposto no painel 10.000km, 20.000km, etc. Infelizmente deixei passar a marca dos 50.000, mas a foto dos 51.000 ficou bonita assim mesmo. Se eu fosse judeu, até poderia me resignar dizendo que foi melhor assim por causa da hora em que a foto foi tirada. Mas confesso que no momento do 50.000 não havia condições de brecar o carro e documentar o evento.

No histórico, momentos de gozo, outros de choro, conselhos dados, alguns recebidos, madrugadas frias, sol esturricando, maresia, alto de serra, verdades doces e amargas, asfalto impecável, algum atoleiro, granizo barulhento, luar de cinema, água com gasolina, bicicleta pendurada. E por que as pessoas se incomodam tanto quando contemplam sua própria idade?

2 comentários:

Leandro disse...

Maninho, tenho o imenso prazer de ter compartilhado de parte dos 51.000 km muito bem rodados, com certeza... Nem comentarei nada sobre o item água com gasolina, he he he... Entendo muito bem o que esse sentimento significa,
afinal faço parte dos loucos que fotografam eventos sem importância, tais como 300.000 km ou 100.000 km (em carros diferentes, claro). Muitos outros 51.000 virão, com certeza... Abração

Caetano disse...

E pensar que, no Astra, meu pai rodou 24000km em 7 anos... e que desde o fim de 2007 eu já coloquei 20000 em cima... :)