sexta-feira, 5 de junho de 2009

E aí, foi bom pra você?


Podemos ter a sorte de trabalhar na área do conhecimento em que nos formamos - sim, hoje isso é privilégio - ou em uma instituição que nos agrada, mesmo assim é comum nos delegarem, de vez em quando, um abacaxi incômodo de se descascar. Então, seja porque não há mais ninguém disponível que o assuma, ou porque seremos regiamente pagos pelo trabalho extra, ou simplesmente porque temos dificuldade em falar 'não', passamos a dedicar boas horas do nosso dia à tarefa.

Quando se trata de um trabalho que atropela totalmente nosso planejamento, por mais aflição que isso possa nos causar, podemos encarar como um estímulo para concluí-lo o quanto antes. Nesse caminho, percebemos que a paciência é uma virtude de contínuo aprendizado e aperfeiçoamento.

Quem dera eu fosse um sujeito assim tão elevado, ao contrário, quando penso que aprendi a abstrair o que não me agrada, eis que minha gastrite vem confirmar o que um professor proferiu sobre minha médica, "Não é café que te faz mal ao estômago". Em geral se opta por esse segundo caminho, o do desgaste. Todavia sou forçado a admitir que, de uns tempos pra cá, venho conseguindo notas um pouco mais honrosas nessa disciplina.

E, passado o tempo necessário, reparamos que o abacaxi está devidamente descascado, cortado e pronto para servir. Podemos enfim voltar à vaca fria, provavelmente não sem alguns dissabores, mas sem dúvida com mais bagagem, na cabeça e no espírito.

Nenhum comentário: